Temperaturas do mar em Portugal

Há cerca de um mês, neste artigo, abordava a previsão da temperatura da água do mar. Para mim, é um aspecto importantes das férias à beira-mar, pois gosto dela bem quentinha! Acontece que, este ano, senti que a temperatura da água do mar estava particularmente baixa no Algarve. E tal parecia ser igualmente a opinião de pessoas com quem falei. Tomei nota para investigar o assunto assim que voltasse de férias.

No site do Instituto Hidrográfico encontrei a resposta. Uma página dedicada às Bóias Ondógrafo permite, entre outros aspectos, avaliar a evolução das temperaturas da água do mar (ver no fundo da página, em “Gráficos”, parâmetro “Temperatura”), em alguns dos pontos da nossa costa. Como se pode ver na imagem seguinte, relativa a Faro, os gráficos não são de previsões, mas dos dados históricos, que incluem a particularidade de incluir as variações diurnas/nocturnas:

Temperatura água mar em Faro no último mês

Confirma-se também no site que as temperaturas do Algarve são mais elevadas que a do litoral Oeste português, mas realmente quentinha é a água de Porto Santo. Mas a melhor parte estava reservada para o histórico de todos os registos. Conforme podem ver na imagem abaixo, que representa a bóia de Faro, as temperaturas da água do mar terão sido das mais baixas dos últimos anos, confirmando assim a minha impressão e das restantes pessoas que se queixaram… Para o ano, antes de partir de férias, já vou melhor preparado, embora o que dava mesmo jeito era uma previsão mais alargada!

Temperatura água mar em Faro desde 2000

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Mais detalhe sobre a temperatura da água do mar » Poupar Melhor
  1. Água gelada do Algarve » Poupar Melhor