Clima nos últimos 18000 anos

No passado Domingo recebi um email do Le Monde diplomatique. Nele se referenciava a cimeira do Clima, que presentemente decorre em Paris. O que mais me chamou a atenção foi o gráfico enviado, reproduzido abaixo. O texto inicial também, que referia que “o planeta Terra já conheceu climas mais quentes ou muito mais frios, um nível dos mares mais elevado ou bastante mais baixo“. Voltei a olhar para o gráfico, mas como podem ver, a qualidade não era das melhores (mesmo depois de clicar/ampliar):

Gráfico do Le Monde diplomatique

Gráfico do Le Monde diplomatique

Depois de alguma pesquisa, dei com um artigo bastante recente, e que analisa os últimos 18 000 anos em termos climáticos. O artigo tem um infográfico muito interessante, que junta vários dados científicos, com um timeline da História recente da Humanidade, dos últimos milénios. O infográfico é visível abaixo, mas ao contrário do gráfico do Le Monde Diplomatique, existe uma versão de alta resolução em PDF. Ainda assim, parece que o gráfico utilizado pelo Le Monde Diplomatique é o do canto superior esquerdo abaixo, ainda que com o eixo invertido:

Clima nos últimos 18000 anos

Clima nos últimos 18000 anos

Apreendi muito com este artigo e infográfico. Como o clima quente trouxe abundância e progresso civilizacional, e como o clima frio trouxe fome e guerra. Por isso, eu cá por mim gosto muito é do Aquecimento Global!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *