Desligar e poupar/avariar?

Este é um artigo que espero vir a desenvolver. E apenas traz uma dúvida, relativa a uma questão que ando a investigar nos últimos tempos. Tenho esperança que algum leitor possa ajudar, e contrbuir para que outros possam porventura não vir a sofrer do mesmo problema.

Tenho um apartamento no Norte onde me desloco ocasionalmente. Comprei um frigorífico há meia dúzia de anos, e recentemente deixou de funcionar. Quer dizer, funcionar funciona, faz mais barulho, mas arrefecer é que não…

O diagnóstico de dois técnicos a quem coloquei o problema (sem todavia o verem presencialmente) é a de que será um problema de fuga de gás. E que nessa situação, por se tratar de um frigorífico pequeno, provavelmente não compensará o custo da reparação.

Ao mesmo tempo, preparei-me recentemente para desligar os ar condicionados cá de casa, depois da passagem do longo Inverno (será alvo de outro artigo proximamente). Acontece que uma leitura atenta recomenda que não o faça…

A questão que ando investigando é simplesmente a de se estes equipamentos (ambos têm em comum compressores + gás) deverão estar sempre a funcionar, ou não? No caso do ar condicionado, já descobri que o recomendável é depois de ligar os equipamentos, esperar um determinado tempo antes de o utilizar efectivamente. No caso do frigorífico tenho encontrado muita documentação contraditória! E a verdade é que o frigorífico do Norte fica sempre desligado, só sendo ligado pontualmente algumas vezes por ano…

Algum dos leitores consegue dar pistas para uma resposta mais completa a esta questão?

Tags: ,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *