Detalhes de rotundas

No artigo sobre Cruzamentos vs. Rotundas referi que ia investigar um pouco mais o assunto. Há realmente muita investigação na temática das rotundas, sendo que referirei aqui um documento (duas versões) que encontrei.

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos publicou um documento muito completo sobre rotundas. Refira-se que a introdução das rotundas nos Estados Unidos se fez mais tardiamente que na Europa, sendo um documento particularmente informativo. Uma versão mais recente do documento está disponível neste link.

Um dos gráficos que mais me chamou a atenção, neste caso na primeira versão, foi a influência que uma maior percentagem de viragens à esquerda tem na capacidade da rotunda. Quanto mais viragens houver à esquerda, menor é a eficiência:

impacto do tráfego que vira à esquerda

impacto do tráfego que vira à esquerda

No documento mais recente verificamos quais as capacidades de tráfego diário de um cruzamento (azul) e de uma rotunda (vermelho). Note-se que as duas curvas se aproximam quando existe apenas 10% de tráfego a entrar na via secundária. Por isso, em situações em que o tráfego da via principal domina claramente o das vias secundárias, a existência de rotundas não traz qualquer benefício significativo em termos de trânsito.

tráfego vs. rotunda

tráfego vs. rotunda

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *