O que aconteceu ao diretório de links do Sapo

Sapo a 8 de outubro de 1997

Sapo a 8 de outubro de 1997

O Sapo era o Servidor de Apontadores Português. Servia de porta de entrada na Internet para grande parte dos portugueses que em 1997, data da imagem que fui buscar ao Web Archive. Tinha um motor de pesquisa, que não era o que é hoje o Google, e um diretório de links cuidado e para o qual tínhamos de cumprir requisitos mínimos para entrar.

Hoje já não há o diretório do Sapo, como não outros tantos recursos que tínhamos portugalizados. Passamos a ter apenas aquilo que nos é oferecido do estrangeiro. Isto parece-me um bom princípio quando se trata de Internet, desde que não impeçam o registo dos links referentes ao que se vai fazendo neste retângulo à beira mar plantado.

Se ficámos a perder, não sei. Só perdemos aquilo que sentimos falta, e não consegui encontrar um registo de queixume que fosse sobre este desaparecimento. A realidade é que hoje em dia nos habituámos a perguntar tudo aos motores de busca. Se um dia estes serviços passarem a ser pagos ou desaparecerem, vamos procurar a informação a onde?

 

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *