Peso da dose por detergente

Na senda de perceber um pouco melhor qual poderá ser a melhor opção em termos de aquisição de detergente cá em casa (esta promoção nunca mais aconteceu…), resolvi investigar os diversos factores que podem influenciar tal escolha.

Um dos factores é naturalmente o conceito de “dose”. A primeira pergunta que se me ocorreu é quanto é que é cada dose? As contas a seguir foram simples de fazer: dividi o peso anunciado da caixa de vários detergentes em pó pelo número de doses anunciado:

Designação Peso (Kg) Doses Peso por Dose (gramas)
Continente Jasmim Alfazema 4.96 62 80
Persil Sabão Azul & Branco 3.135 57 55
Skip Effervescent Active Clean 4.2 70 60
Skip Sabão Natural 3 50 60
Tide 4.55 70 65
Xau 4.5 72 62.5
Xau com Vanish 3.313 53 62.5

Estes foram apenas aqueles que referenciei até agora. À medida que encontrar mais, ou que os leitores os coloquem abaixo, vou actualizando.

Da análise do peso por dose, constatamos que o do Continente é que exibe uma dose com mais peso. Será que o detergente não é tão bom, e é preciso adicionar mais? Para já, parece-me a razão mais provável. Não fosse isso, seria em princípio o melhor…

Os restantes exibem pesos por dose muito semelhantes. Apesar das diferenças pequenas, poderão vir a juntar-se a outras, o que em termos acumulados podem dar origem a diferenças mais substanciais. Veremos…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *