Previsões meteorológicas para o Verão

Temos dado no passado bastante atenção às previsões meteorológicas. Hoje em dia, as previsões do tempo, incluindo temperatura, precipitação, vento, e outras variáveis, são bastante fiáveis a vários dias, com previsões mesmo hora a hora. Embora nunca o tenha destacado num artigo individual, já várias vezes referi que utilizo este site do IST para fazer previsões para a minha rua…

Fazer previsões de médio/longo prazo, é bem mais complicado. Quer dizer, fazer, fazem… Acertarem é outra questão!

No outro dia resolvi investigar o que haverá destas previsões na Internet. Procurei primeiro previsões que tenham sido feitas há vários meses, para agora. Gostei muito das previsões da Accuweather para a Primavera, pois como podem ver descrevem o que se tem estado a passar em Portugal relativamente bem:

Previsão para esta Primavera feita em

Previsão para esta Primavera feita em finais de Fevereiro

Segundo eles, a previsão para o Verão é de alguma chuva “benéfica”. Será que a deste fim de semana já conta???

Previsão para o

Previsão para o Verão feita em meados de Maio

Outra previsão para a Europa, embora com um enfoque no Reino Unido, é a da Weather Network. A previsão deles para a Primavera foi um bocado ambígua, no caso de Portugal. Para o Verão, parece que não vai aquecer nem arrefecer…

Previsão da Weather Network

Previsão da Weather Network

Previsões de longo prazo são também efectuados pelo Met Office inglês. Estive a olhar para elas, e para além de serem particularmente complexas de interpretar, não me parece que tenham conseguido apanhar muito bem a realidade dos últimos meses. A Organização Meteorológica Mundial enumera nesta página mais algumas instituições que fazem previsões de longo prazo. O nosso IPMA aparentemente faz umas médias de várias das instituições aí referenciadas, mas não está disponível o que foi dito no passado, para poder avaliar do acerto. O mais habitual é dizerem que não há sinal estatisticamente significativo…

Em qualquer caso, as dúvidas são muitas. Vou começar a seguir estas previsões, para verificar se há alguma que realmente se destaque? No caso dos leitores conhecerem mais algumas destas previsões, deixem nos comentários, para podermos comparar ainda mais.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *