Vale a pena comprar um cabo HDMI mais caro?

Cabo HDMI

Cabo HDMI

A pergunta é simples: vale a pena comprar um cabo HDMI mais caro? A resposta simples é: Não vale a pena comprar o cabo HDMI mais caro da loja. O mais barato faz o mesmo serviço.

Recentemente um amigo queixou-se da qualidade da imagem na sua televisão vinda da Iris, a box da Nos. Analisadas as ligações deparei-me com uma ligação EuroSCART/SCART/EuroAV à televisão. Esta ligação analógica não produzia realmente o melhor resultado. O próprio formato tem limitações de velocidade, o que não dá um resultado aceitável para aproveitar a alta definição.

Decidimos por isso que o melhor caminho seria substituir o cabo antigo por um com velocidade suficiente para carregar os dados da televisão HD e assim poder usufruir da qualidade do aparelho em todo o seu esplendor.

Quando se procura por um cabo HDMI podem encontrar muitos preços, formatos, blindagens… Enfim, o suficiente para encher de dúvidas qualquer um que apenas queria comprar um cabo:

  • Será que necessito de blindagem?
  • Será que tenho de ter conectores dourados?
  • A qualidade da imagem reduz com a dimensão do cabo?
  • Será que vale mesmo a pena comprar um cabo mais caro?

Enquanto aparentemente o preço varia com mais dourados, menos dourados, mais tamanho, menos tamanho, o que interessa aqui saber é se a variação do preço corresponde a uma qualidade superior quando pagamos mais.

O site Tested procurou a diferença entre um cabo barato e um cabo dos mais caros. Pegaram em 4 cabos com preços entre os €5,00 e os €200,00 e testaram a qualidade da imagem apresentada na mesma televisão para cada um deles. A decisão foi baseada na medição da intensidade de luz e o resultado está resumido nos quadros abaixo.

Resultados do Tested para a comparação de cabos HDMI

Resultados do Tested para a comparação de cabos HDMI

Como é possível ver até nos gráficos, os valores quase não variam entre os dois testes. O mais provável é não valer a pena gastar muito dinheiro nos cabos HDMI.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *