Verificação de citações

citacoesNo outro dia observei, num blog político português, uma suposta referência atribuída ao economista Milton Friedman:

  • numa viagem por um país asiático por volta de 1960 visitou a construção de um novo canal. Ele ficou chocado ao observar que em vez de usarem equipamento pesado tal como escavadoras, os trabalhadores utilizavam pás. Ao perguntar porque é que os trabalhadores usavam pás o burocrata governamental que o acompanhava respondeu que se tratava de um “Programa de Emprego” ao que o Milton Friedman retorquiu: “Se são empregos que querem, porque é que não usam colheres?”.

Pessoalmente, achei a citação interessante. Está de acordo com a minha linha de pensamento, que já expressei no artigo sobre os Velhos do Restelo. Todavia, não aceito citações de bom grado, e o meu cepticismo está sempre à espreita.

Neste caso concreto, o site Quote Investigator  é particularmente útil. Aí se verifica que a história é anterior a Milton Friedman e deve ser atribuída, pelo conhecimento existente, a William Aberhart. Assim sendo, uma vez mais se justifica a cautela sobre a muita informação que circula, sem validação, na Internet!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *