A humidade relativa na casa de banho

Humidade relativa medida com o EnergyOT

Humidade relativa medida com o EnergyOT

O EnergyOT que estou a testar pode ser utilizado para vários fins. Um dos fins que pode ser utilizado é descrever o que se passa com a humidade do banho. Para isso, coloquei o sensor na casa-de-banho pequena do quarto principal.

O sensor mede a humidade relativa. Trata-se de uma medida de conforto ambiente de um espaço, considerando-se ideal um valor entre os 50% e 60%. Para o conforto humano, consideram-se valores muito baixos registos próximos dos 20% e abaixo. A secura das vias respiratórias pode provocar lesões ou acentuar mal estar em pessoas com doenças crónicas ao nível respiratório.

Quando os valores de humidade relativa são elevados, pode ocorrer condensação, isto é, o vapor de água prende-se nos objetos mais frios. Aqui a preocupação é o que esta humidade contribuiu para a formação de manchas nas paredes.

No caso da nossa casa-de-banho pequena, temos um polibã com cabine de vidro aberta por cima e janela para o exterior que mantemos aberta durante os banhos.

O vapor de água do duche sobe e faz aumentar a percentagem de água no ar até que atinge os 100%. Como podem observar no gráfico, isto ocorre precisamente durante os banhos antes de jantar, mesmo que  janela esteja aberta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *