Como instalar o RetroPie juntamente com o OSMC

Retropie_Splash

RetroPie – Emulador de jogos para o Raspberry Pi

Os emuladores de jogos como o MAME servem para jogarmos os sucessos da nossa infância num computador moderno sem termos de desempoeirar um computador ou consola antigos. Alguns destes jogos podem ser jogados de graça.

RetroPie permite instalar e gerir um conjunto de emuladores de máquinas de jogos num mesmo computador. Estamos a falar de jogos que eram jogados em consolas dedicadas dos salões de máquinas de jogo. Cada consola tinha um ou dois botões e um Joystick e para jogar só tínhamos de colocar uma moeda.

Algumas marcas começaram a vender funcionalidades que permitem aceder a jogos endereçados ao casual gamer. A Apple TV ou a Amazon Fire permitem instalar jogos endereçados a estas audiências a partir das respetivas App Store.

Mais uma vez a Internet veio em nosso auxílio. Para instalar o RetroPie no meu Raspberry Pi juntamente com o OSMC bastou usar o script e seguir as instruções do Retrosmc. As instruções implicam:

  1. Aceder ao vosso OSMC por SSH;
  2. Fazer download do script;
  3. Executar os script; e
  4. Seguir as instruções.

Depois de instalados os scripts e emuladores, devem acrescentar um addon de Kodi que permite lançar os jogos a partir do ecrã do Kodi como se fosse qualquer outro program addon.

Para poderem jogar um conjunto de jogos antigos em família vão necessitar de configurar um gamepad no RetroPie ou ter um teclado ligado. Não é propriamente um processo fácil, mas uma vez configurado, funciona como esperado.

Alguns jogos não estão preparados para serem jogados desta forma. Alguns necessitam de alguns ajustes no ecrã de configurações antes de serem jogados.

Depois de tudo configurado e dos jogos identificados pelo RetroPie, a experiência até não é má de todo.

Algumas coisas que me desagradaram nesta solução:

  1. O Kodi deixa de responder quando ligamos a emulação;
  2. Sem um gamepad não se consegue jogar;
  3. Demorou 10 minutos até um dos gaiatos lá de casa resmungar dos gráficos;
  4. Não existe uma forma simples de colocar novos jogos. Só mesmo fazendo upload dos ficheiros para o disco.

Em todo o caso, se têm mesmo vontade de voltar a jogar estes jogos antigos, experimentem e depois contém-nos como foi.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *