Dashboard para o Raspberry Pi

Monitorix

Monitorix

Para manter uma visão de conjunto do uso dos componentes do Raspberry Pi decidi instalar o projeto Monitorix. Depois de instalado, ficam com PERL, um servidor web e o RRDtool. É este último que contem aquilo que é preciso para manter os dados e os gráficos do dashboard.

As instruções de instalação para o RaspBMC não são diferentes de qualquer outra distribuição Debian, mas como o ambiente gráfico está tomado pelo XBMC, teremos de usar o acesso remoto (SSH) e passar-lhe os comandos abaixo para instalarem ou atualizarem os pré-requisitos:

apt-get install rrdtool perl libwww-perl libmailtools-perl libmime-lite-perl librrds-perl libdbi-perl libxml-simple-perl libhttp-server-simple-perl libconfig-general-perl

Terão também de fazer o download e instalação manual do  Monitorix:

wget http://www.monitorix.org/monitorix_3.2.1-izzy1_all.deb

Quando terminarem o download, podem dar a instrução de instalação:
dpkg -i monitorix*.deb

Durante a instalação vão ter de configurar o nullmailler, que não passa de um cliente de email. Podem configurá-lo logo para ele vos enviar emails do sistema.

O resultado final é a possibilidade de visitarem o vosso RaspBMC numa página Web e saberem como está a correr o seu dia, a sua semana ou o seu mês.

Os gráficos gerados por defeito vão desde a atividade de rede, uso do sistema de ficheiros ou consumo de processador. Com este último podem ver se ainda têm capacidade disponível para correr mais alguma coisa no sistema ou se já estão a abusar dele.

Outros gráficos poderão vir a ser úteis no futuro, mas por agora fica aqui o gráfico de processamento do dia de hoje onde é possível verem que não fez absolutamente nada o dia todo.

1 dia na vida do Raspberry Pi

1 dia na vida do Raspberry Pi

O Monitorix contém um conjunto de gráficos especificos do Raspberry Pi.  Para ativarem estes gráficos vão ter de mudar a configuração num ficheiro que se encontra em /etc/monitorix.conf, alterar o parametro raspberrypi  para raspberrypi = y e reiniciar o serviço escrevendo service monitorix restart.

De forma a reduzirem o consumo de recursos do vosso Raspberry Pi com o Monitorix,  desliguem neste ficheiro todos os gráficos que não pretendam usar.

Outros posts do designerferro:

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Achei muito interessante seu post… soh encontrei um probleminha que vc poderia escrever que seria de colocar a pagina : http://www.monitorix.org/downloads.html para verificar em qual versao estah o Monitorix .
    Porque esta versao que vc escreveu jah nao estah mais sendo usada.

    E no final da pagina ocorreu um erro:
    ERROR: while graphing /usr/share/monitorix//imgs/int2.1day.png: String ends after the = sign on ‘CDEF:allvalues=’ ERROR: while graphing /usr/share/monitorix//imgs/int2z.1day.png: String ends after the = sign on ‘CDEF:allvalues=’

    Voce saberia o que eh ?

    Att:.
    Luis Ferreira

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>