Fazer um robe de Jedi

Young Obiwan Kenobi

Young Obiwan Kenobi

Cá em casa temos um jovem cavaleiro de Jedi. Isto é um grande orgulho para mim como Geek que entendo que a fantasia e a imaginação são grandes influenciadores da felicidade de uma criança.

Esta tudo a correr muito bem para este carnaval. Fomos à loja das fantasias e comprámos uma de Jedi. Só que a fantasia não tinha o robe. Aquele casaco castanho até aos pés com um capuz é aparentemente algo que dá grande posição social entre a criançada.

Como não encontrámos uma capa que servisse, decidimos fazer nós uma. Em conjunto com a C.Ferro fomos tratar de arranjar um tecido que aparentasse ser o robe pesado de um cavaleiro de Jedi. Fomos também à procura na internet de algumas indicações de como fazer um robe de Jedi.

Começámos por tentar um corte mais direito. O Iron Man serviu de modelo, mas o resultado não era o pretendido, como podem ver na imagem.

Jedi robe - Teste 1 no Iron Man

Jedi robe – Teste 1 no Iron Man

O robe de Jedi ficou muito tubular e não se parecia nada com o original O blog Simplisticly Sacy pareceu-nos ter as melhores instruções de como fazer um robe Jedi para crianças. Por isso, adaptámos-nos às instruções e fizemos novo teste.

Simplisticaly Sassy - Jedi Robe

Simplisticaly Sassy – Jedi Robe

O resultado com o desenho em sino era completamente diferente. O Iron Man já parecia um Jedi e ainda nem tínhamos feito as mangas.

Jedi robe - Teste 2 no Iron Man

Jedi robe – Teste 2 no Iron Man

Esta era a nossa primeira experiência em costura, mas eu e a C.Ferro queríamos que corresse o melhor possível. Uma boa prática quando se trabalha com tecido é fazer primeiro um molde em papel para testar tudo. Fizemos por isso um molde em papel em tamanho real que testámos no jovem Jedi.

Jedi robe - teste da manga

Jedi robe – teste da manga

Depois de vários testes com o papel, uns mais bem sucedidos que outros, usámos os moldes para marcar o tecido com um lápis de cera branco. A marcação a branco indica o sitio onde passará o fio que vai coser definitivamente as várias partes, por isso o corte do tecido é feito cerca de um centímetro para fora da marcação.

Jedi robe - marcação do tecido

Jedi robe – marcação do tecido

Antes de começarem a coser o tecido definitivamente, fizemos o que se chama alinhavar. Alinhavar é dar uns pontos que se limitam a prender o tecido na sua posição final, mas ainda sem o objetivo de ficar aí definitivamente. Isto permite que qualquer defeito detetado possa ainda ser corrigido em mais um teste.

Jedi robe - alinhavar antes de coser

Jedi robe – alinhavar antes de coser

Depois de alinhavado no lugar, o tecido está muito mais fixo o que permite detetar e corrigir defeitos antes de ser definitivamente cosido na posição final. Depois de uma prova final, podemos começar a coser.

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Maria Irene Trovão Ferro

    Adorei. Muito bom não só pela imaginação e criatividade mas principalmente pelo convívio entre pais e filhos. Faz muito bem a ambos e nem vale a pena dizer o porquê pq sei q sabes. Bjs. ^_^ (Y)

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *