Monitorar a temperatura do processador gráfico do Raspberry Pi

Raspbmc Core temperature

Raspberry Pi Core temperature

O Raspberry Pi tem uma série de funcionalidades que ainda andamos a explora e que serão importantes em projetos futuros, como por exemplo a possibilidade de controlar interruptores elétricos que permitam ligar e desligar equipamentos elétricos. Com voltagens mais elevadas coisas como os sensores internos e externos de temperatura serão importantes para monitorar se não vamos pegar fogo à casa.

O resultado da experiência é apresentado no gráfico e a temperatura anda sempre entre os 50 e os 60 graus Celcius.

A temperatura lida diretamente no Raspberry Pi pode ser utilizada através do comando /opt/vc/bin/vcgencmd measure_temp.

O resultado é valor medido devolve o texto temp=48.7'C.Programei o Raspberry Pi para usar este comando e recolher a cada 5 minutos a temperatura para dentro de um ficheiro de texto. A recolha da temperatura é feita com a criação uma linha no agendamento automático de comandos executando o comando sudo crontab -e e adicionando a linha */5 * * * * echo "$(date);$(/opt/vc/bin/vcgencmd measure_temp);Mediu" >> /home/pi/Projects/temptest.txt.

O comando despeja a data (date) e o resultado do comando vcgencmd measure_temp num composto separado por “;” para um ficheiro de texto numa pasta do utilizador pi. Depois é só ir buscar a informação para uma máquina com outro software com o comando de cópia segura (scp pi@raspbmc.local:/home/pi/Projects/temptest.txt ~/Desktop/temptest.txt).

Podem importar os dados, como os do exemplo abaixo, para dentro de uma folha de cálculo para facilmente analisarem os dados ou gerar gráficos:

Jun 2;19:00:01;53.0'C;Mediu
Jun 2;19:05:01;53.0'C;Mediu
Jun 2;19:10:01;53.0'C;Mediu
Jun 2;19:15:01;52.5'C;Mediu
Jun 2;19:20:01;53.0'C;Mediu
Jun 2;19:25:01;52.5'C;Mediu
Jun 2;19:30:01;52.5'C;Mediu
Jun 2;19:35:01;53.0'C;Mediu
Jun 2;19:40:01;52.5'C;Mediu
Jun 2;19:45:01;53.0'C;Mediu
Jun 2;19:50:01;51.9'C;Mediu

Os dados recolhidos não são para já muito relevantes. O aumento da temperatura não pode ser relacionado com nenhum funcionalidade específica, até porque com a quantidade de experiências que já fiz com o Raspberry Pi o ideal era instalar um sistema limpo.

Aparentemente o comando vcgencmd measure_temp está a ler apenas a temperatura do processador gráfico, pelo que as alterações deveriam estar associadas à maior atividade na produção de imagens, mas a relação não foi conclusiva. As horas e dias a que a temperatura esteve mais elevada ou menos elevada não coincidem com os momentos em que estivemos a usar o processador gráfico em tarefas mais intensivas.

Tags: ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Boa Noite…
    Muito bom o seu estudo… e comigo aconteceu diferente das que vc disse em relacao ao aumento de temperatura e o maior usso do Raspi….
    Instalei um cooler e dissipadores de calor no Raspi e o que notei foi : um cooler instalado eh melhor que os dissipadores de calor. Instalar o cooler seria melhor do que dissipadores de calor pq a temperatura nao melhorar em quase nada. E sim quando eu instalei o cooler a temperatura baixou aprox. 20 graus.
    Outro teste que fiz foi na conversao de video de rvmb para avi e sim a temperatura aumentou bastante mesmo com o cooler instalado.

    Se vc quiser posso mandar o arquivo .txt que ele gerou…

    Obrigado pela dica,
    Luis Ferreira.

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Reduzir a temperatura do Raspberry Pi » Poupar Melhor
  1. Computador quente » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *