O barato sai caro

Hub USB com alimentação na porta errada

Hub USB com alimentação na porta errada

Quando decidi juntar os discos com as fotos e os backups no Raspberry Pi  não adivinhava a saga em que me metia. Comprei um Hub que não tinha como resultar com o Raspeberry pi.

Devia ter seguido o conselho do amigo André que me sugeriu um hub de uma loja online, mas em vez disso decidi comprar um hub USB baratucho. O aspeto era mesmo igual ao hub do PiHut, uma loja especializada em Raspberry Pi. O efeito secundário de um hub USB mal construído foi que o RPi reinicializava aleatoriamente.

Como se pode ver pela imagem, a porta que supostamente seria para ligar o RPi devolve energia, algo que não era suposto acontecer. O RPi não tem proteção naquela porta e uma flutuação pode estragar tudo.

Pensei em solucionar a questão cortando o fio vermelho do cabo USB, tal herói de filme de ação que no ultimo minuto desativa a bomba, arriscando a própria vida enquanto aposta entre cortar o fio vermelho ou outro de outra cor qualquer. Na realidade aquele fio vermelho é o que transporta a energia. Cortava o fio e era o fim da eletricidade a voltar por uma porta que só devia estar a receber dados.

O resultado até podia ser o esperado, mas nem só de Volts se faz a corrente elétrica e o Murphy visita sempre que pode. Depois de cortar o fio vermelho, o multímetro não funcionava. O fusível do multímetro tinha fundido…

Cortar o fio vermelho

Cortar o fio vermelho

Sem multímetro para confirmar a teoria, não ia arriscar o meu RPi novamente.

Fio vermelho cortado no cabo USB

Fio vermelho cortado no cabo USB

Neste momento está um Hub USB ao lado do RPi, comprado onde o amigo André aconselhou e não se fala mais nisto. Para a próxima, em lugar de tentar poupar uns trocos, compro logo a coisa a sério.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Uma vez para tentar poupar 10 euros, queimei a fonte do computador e a placa gráfica. Lição aprendida.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *