Estradas Rápidas

Há mapas e mapas. Aquele que fizemos abaixo representa as estradas rápidas (auto-estradas, IPs, ICs, via rápidas e mesmo algumas estradas nacionais) de Portugal continental, em que é possível circular a uma velocidade mais elevada. Nele diferenciamos também as auto-estradas pagas, seja com portagem tradicional, sejam as com pórticos SCUT.

O mapa tem um código de cores, que pretende diferenciar os diversos tipos de estradas rápidas. A legenda é a seguinte:

  • Vermelho: auto-estrada paga
  • Verde: auto-estrada gratuita, normalmente a 120Km/h
  • Azul: Via rápida, com duas faixas para cada lado, a velocidade normalmente elevada
  • Amarelo: Via rápida com passagens desniveladas
  • Preto: Estrada com velocidades tipicamente não inferiores a 70Km/h

Obviamente, o Poupar Melhor não pode garantir toda a informação abaixo. No sentido do mapa não ficar muito pesado, evitou-se o muito detalhe. Só foi realçada uma das direcções, com excepção dos casos das pontes de Lisboa, onde um dos sentidos é pago e outro não. Noutros casos, há pormenores subtis (eg. VRI, término A5 em Cascais, etc., etc.), pelo que deve ter sempre cuidado na interpretação.

Utilize a informação deste mapa com cautela. Em particular, cumpra sempre o código da estrada! Se verificar algum erro, ou tiver alguma sugestão de uma estrada rápida que não esteja no mapa, deixa-a nas sugestões abaixo, ou envie-nos um email para pouparmelhor@gmail.com

{ 32 comments to read ... please submit one more! }

  1. Talvez fizesse sentido evoluir o mapa distingindo portagens de pórtico das portagens físicas, pois a forma de pagamento para quem não tem a Via verde é diferente. A minha sugestão era passar as portagens de pórtico a roxo.

    Por exemplo, eu evito as AEs com pórticos, pois tenho medo de me esquecer de fazer o pós-pagamento, e depois não quero pagar multas de valor muito superior.

    Não poderia deixar de dar os merecidos parabéns a esta iniciativa voluntária de verdadeiro serviço público!

  2. 6529 637447Some times its a pain in the ass to read what blog owners wrote but this site is really user pleasant! . 824274

  3. Relativamente ao meu comentário de 8/10 sobre a A4 e A24, está bem aquele troço. Fica ainda assim uma questão que pode suscitar dúvidas. Quem circula na A4 (bragança-Porto) e sai para a A24 sentido Chaves não paga até à saída de Fortunho. Permanece lá um pequeno troço a vermelho que não deveria estar. Questão de pormenor.

    Obrigado

  4. Parabéns pela iniciativa.

    O Eixo Norte Sul não deveria ter a cor azul, dado o reduzido limite de velocidade e as condições da via?

    Quanto à auto-estrada do Baixo Tejo (A33), não mereceriam a cor verde alguns dos seus troços gratuitos?

    São apenas duas sugestões de pormenor. Obrigado.

  5. jamagro,
    As suas indicações são correctas. Talvez demorem um pouco a alterar, pois há algumas restrições neste momento na edição, mas logo que possa, insiro-as!

  6. Hoje em dia a A28, Porto Viana do Castelo, é totalmente paga

  7. Antes de mais, bem aja pelo excelente trabalho, de grande utilidade para todos nós. Venho chamar a atenção para uma correção na A13, na parte norte que termina em Coimbra Sul, que deve estar vermelho pois também tem um pórtico (http://www.ctt.pt/financas-e-pagamentos/portagens/apresentacao/noticias/novo-portico-de-portagens-na-autoestrada-do-pinhal-interior-a13). Obrigado.

  8. Uma questão de pormenor: o início do troço pago da A8 perto do Loures Shopping, devia ser representado na própria A8 e não na saída; e já agora o vermelho deia começar depois do ramal.

  9. Boa tarde.
    Muito obrigado pelas dicas.
    Grande trabalho! ;)

  10. Queria deixar um contributo.

    1 – A estrada que liga Vila Nova de Paiva a Mondim da Beira (antes de Dalvares-Tarouca via São João de Tarouca) é uma via muito agradável e onde, em grande parte dos seus troços, se pode circular a velocidades superiores a 70km/h . Deverá a parecer no mapa a preto.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.