A importância das pessoas na segurança dos computadores

Conta roubada, password mudada

Conta roubada, password mudada

O A.Sousa tem chamado à atenção para como é fácil que as crianças façam algo que lhes dissemos para nunca fazer. Quer seja entrar em carros de estranhos ou acompanhá-los, quer seja para ludibriar os pais só para conhecer pessoalmente aquela pessoa fixe que conhecemos online.

Profissionalmente tanto eu como o A.Sousa sabemos como é difícil convencer os próprios adultos sobre a importância de se manterem atentos. Quer seja por histórias de pessoas que têm as mesma password de 8 caracteres há mais de 10 anos para tudo ou quem julgue que um pin (Número Pessoal de Identificação) de quatro dígitos e o cartão para aceder à nossa conta através do multibanco é o mesmo que um utilizador e uma password. As pessoas são a parte mais difícil de todo o sistema. São quase sempre a parte mais fraca e é sempre pela parte mais fraca que a segurança é quebrada.

Esta é a história de como os filmes que vemos sobre os filhos dos outros podem também ser sobre os nossos filhos. O meu filho mais velho joga através de uma loja online da empresa Valve. A loja onde compra os jogos e todo o DRM (Gestão de Direitos Digitais) associado dariam outra história. A meio de um jogo, um rapazinho que ele conheceu durante uma das partidas competitivas que joga online enviou-lhe um link.

A forma como o aliciou a clicar nesse link foi dizendo-lhe que ele próprio o tinha feito e que se ele clicasse no link poderia ganhar prémios que só são possíveis de ganhar no jogo através dos sorteios que há no final das partidas. O resultado foi que a conta de email dele e a conta Steam foram roubadas.

Como tinha sido eu a fazer-lhe as contas e os meus dados ainda estavam associados à conta de email, recebi uma mensagem a indicar que o meu endereço de email tinha sido removido das contas da Google dele, o que permitiu recuperar a conta do Gmail. Infelizmente não foi possível recuperar ainda a conta da Steam. A Steam é notória por não dar qualquer tipo de assistência aos clientes, muito menos os que têm as suas contas roubadas em esquemas de click bait.

Por causa do DRM, o meu filho não pode jogar em nenhum dos jogos que pagou na Steam até que tenha recuperado essa conta. A queixa está aberta desde 31 de julho, mas até agora nada.

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *