Abaixo os números 808!

Os números 808 são um dos resquícios das telecomunicações de há muitos anos atrás. Já nem todos se lembram do anterior Plano de Numeração, em que era preciso marcar indicativos.  Uma parte da história da transição, que se verificou a 31 de Outubro de 1999, está disponível nesta página do Órgão Regulador. Para um enquadramento mais alargado, das comunicações em Portugal, este documento é provavelmente o mais completo online.

Sucede que os números 808, também conhecidos por números azuis, prometem que apenas se paga o equivalente a uma chamada local. Acontece que o conceito de chamadas locais há muito que desapareceu, mas esta relíqua manteve-se. Com a agravante que a grande maioria dos tarifários actuais permite chamar sem custos para os telefones fixos nacionais. Com excepção destes claro, que continuam a ser pagos como números especiais.

Aqui no Poupar Melhor entendemos que é altura de ir acabando com este engodo aos consumidores! Como não podemos fazer nada para acabar com os números, podemos pelo menos publicitar os números 808 mais conhecidos, e o exemplo daquelas empresas que já publicitam os números alternativos, sem custos para os utilizadores. Muitas vezes a coberto de se ligar do estrangeiro, pois não é possível ligar para os 808 fora do país.

Para isso criamos a página 808, que enumera os tais 808 que descobrimos (deixem-nos nos comentários outros que não tenhamos incluído), nos quais complementamos com a informação do número fixo para o qual se pode ligar em alternativa.

O objectivo é consciencializar as empresas a abandonarem estes números arcaicos, e substituí-los por outros sem custos para os utilizadores. É claro que algumas sentir-se-ão tentadas a usar os 707, que ainda são mais penalizadores, mas vamos pensar que eles não quererão chatear os consumidores…

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *