Antena TDT e descodificador TDT

Televisão Digital Terrestre (TDT)

Por causa deste post, têm-me perguntado quais as antenas para a TDT e também contado alguns episódios infelizes sobre como algumas pessoas andam a ganhar uns trocos com a mudança para a TDT.

O que se passa realmente é que o sinal continua a ser transmitido pela mesma via, mas a forma como nos enviam o conteúdo do sinal é que já não é a mesma.

O sinal que recebemos agora contém algo que necessita de ser interpretado e transformado antes de ser apresentado como imagem e som, e por isso necessitamos de uma peça que converta esse sinal no que antigamente recebíamos para que os aparelhos antigos o entendam. Em lugar da informação que recebíamos nos chegar por várias frequências, sintonizando aquela que queríamos receber, passa a vir tudo numa única frequência, cabendo àquele aparelho decidir do conjunto apenas o que lhe pedímos para mostrar.

Assim, se já conseguiam captar sinal na frequência em que o sinal TDT vos vai chegar, não há qualquer razão para substituirem a antena, apenas necessitam do descodificador TDT.

O episódio infeliz, e que parece ser recorrente, é que alguns pseudo-técnicos estão a solicitar valores para substituir a antena que recebia perfeitamente o sinal por outra, o que não é direto que seja necessário.

Assim fica aqui o aviso para, depois de adquirirem o vosso descodificador, informarem-se antes de substituir a antena. Provavelmente só precisam de a ligar ao descodificador para que este receba o sinal e o transforme em algo que o vosso aparelho de televisão entende.

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Se adquirir uma antena TDT com HD também necessito comprar descodificador ou a antena faz essa função e será só necessario liga-la a tv?
    Obrigado

  2. Em principio só tem de comprar o descodificador, mas como há quem chame a isso uma antena, melhor será verificar a informação na caixa antes de comprar.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *