Comissão PEPTI envia SPAM sobre oferta de férias

Imagem do site PEPTI 2012

Aqui pelos nossos lados recebemos uma mensagem de uma origem desconhecida, que já sabemos foi recebida por outros e que começa assim:

“É com prazer que vimos informar que foi selecionado dentre um grupo de utilizadores da Internet. No sorteio a Comissão do PEPTI atribuiu-lhe um subsídio para 3 dias de alojamento.”

Como tudo no Poupar Melhor, fui verificar a origem:

  • Visitei o site; e
  • Liguei para o número que está no site.

O site é acessível por qualquer combinação de números que coloquem no URL, bastando carregar depois no botão “login” do formulário para ver o seu conteúdo.

Ao telefonar para o número 707301888, que está no site, responde-nos uma gravação a dizer que não respondem a questões pelo telefone.

O site faz alusão às cores e grafismo da União Europeia, mas uma pesquisa sobre a empresa associada aponta para sites de Cheques Alojamento. Até aqui nada de estranho. Poderia ser uma contratação legitima e o site funciona mesmo.

O site diz pertencer ao Programa Europeu de Progresso de Turismo Individual (PEPTI), mas é impossível confirmar a propriedade do domínio pepti.eu numa pesquisa WHOIS.

O nome é sugestivo e os textos, com erros, são cuidados para não indicar que se trata de algo ligado à Comissão Europeia.

Quando se tenta receber as férias de graça começam a apresentar-nos as incoerências:

  1. “Será cobrado o pagamento pela emissão e entrega do certificado na quantia de € 21,87.”;
  2. “Agora tem a possibilidade de ficar no hotel toda a semana na companhia de um pessoa a sua escolha porque com o certificado novo tem o direito de usufruir de 1 a 7 noites.”;
  3. No pagamento por Pay Pal surge a mensagem “Cancel and return to Composys Group Sp. z o.o..”;
  4. “Não paga pelas noites – paga pelas tarifas de alimentação.”.

O site refere várias empresas:

  1. TLG Travel Group;
  2. Eurorest; e
  3. Composys Group Sp. z o.o..

Telefonei para um alojamento na tentativa de descobrir se reconhecia o Programa Europeu de Progresso de Turismo Individual (PEPTI) ou alguma das empresas referidas no site PEPTI e só reconheceu o Eurorest. Tentaram explicar-me que os valores cobriam as despesas de alimentação e que o que eu pagava pelo cheque Eurorest não tinha qualquer valor para o alojamento, trantando-se de um assunto entre mim e a Eurorest. O alojamento garantia apenas a dormida com o custo pelo valor da alimentação conforme apresentado no site.

Comparei o preço de oferta PEPTI com o do Booking.com e a diferença era mínima. Ficou-me a questão se seria Fraude ou algo mais cinzento, mas tenho a certeza que uma oferta de férias não vem pelo email na forma de SPAM, num site que não se consegue saber a quem realmente pertence e com taxas escondidas.

Mensagens como “Tenho um bau cheio de dinheiro, mas não posso ir à Holanda” e “ganhou um voucher de férias” são o chamariz para os incautos, e essas chegam como SPAM.

O site 419eater segue um destes esquemas pelo mundo e mantém mesmo uma galeria de troféus.

Pessoalmente, para poupar no alojamento das férias, consulto uma agência de viagens, contacto diretamente o alojamento ou uso um site como o Booking.com.

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Via info@hotelbono.com recebi uma proposta idêntica.

    Respondi-lhes o seguinte:

    – “Com que então fui seleccionado para usufruir de um pacote de alojamento gratuito?!

    A aldrabice potencia uma imaginação fértil. E pelos vistos vocês são especialmente férteis!

    Ofereciam-me um presunto e em troca pretendiam um porco?!

    Fiquem com o V/ voucher e vão de férias com ele. E boas férias.

    Att

    Jorge Silva”.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Esquemas de férias » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *