Insustentável Energia3

Há uns meses, depois de analisar a proposta Energia3, acabei por concluir que era a melhor oferta para um contador que temos, e em que o consumo é muito reduzido. A proposta de reduzir 50% dos custos fixos (potência contratada) era claramente muito interessante, num contexto em que os custos são praticamente apenas os custos fixos.

Acontece que só no mês passado me lembrei que era preciso deslocar-me ao Continente para eles creditarem o valor desse desconto. Como passo lá quase todas as semanas para fazer compras, peguei no telemóvel e tirei uma foto ao código de barras. Mas, quando cheguei lá, disseram-me, para grande espanto meu, que só aceitavam o código impresso em papel!!!

Eu sou todo a favor de preservar o Ambiente, mas estas coisas tiram-me do sério. Ainda por cima, na página de perguntas frequentes, podemos perceber como esta lenga-lenga do Ambiente é só para nos fazer pecar a todos:

Eles poupan no Ambiente, e nós temos que pecar de propósito!

Eles poupam no Ambiente, e nós temos que pecar de propósito!

Na verdade, eles muito simplesmente poderiam creditar o valor do desconto no cartão… Mas, não! Os objectivos são bastante claros:

  • Temos que ser nós a imprimir a factura, para sermos nós a ter os custos da impressão;
  • Temos que levar esse desconto ao Continente, para já que estamos lá, fazer umas comprinhas;
  • Quem não cometer o pecado anterior, que inclui derrubar uma parte de uma árvore, não leva descontinho!

Esta conversa descarada do Ambiente, para ser levada a sério, devia incluir a retirada dos prémios que estas empresas recebem por terem alegadamente um desempenho exigente nas práticas ambientais. Se são das 100 empresas mais sustentáveis do Mundo, então é porque alguém não deve estar a contar estes pequenos grandes pormenores!

Aliás, lendo a página de sustentabilidade da GALP, rapidamente se percebe que é “olha para o que eu dido, não para o que eu faço”! E se os links anteriores são da GALP, olhando para os relatórios de sustentabilidade da SONAE, chega-se rapidamente à mesma conclusão…

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Pois, sinto o mesmo cada vez que tenho de imprimir mais um código e só me lembrei a partir da 2ª fatura que recebi!

    E mais, tenho de imprimir o meu e do meu pai que não tem impressora, mas este mês vou fazer diferente, vou tentar apagar todo o texto da fatura e manter apenas o desconto, sempre poupo na tinta :\

    Será que há algo que se possa fazer para chamar a atenção para esta situação? Podíamos começar por fazer pressão na DECO e este artigo seria muito útil!

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *