Água gelada do Algarve

Depois do regresso de férias, e quando abordo como foram as férias com pessoas conhecidas, um dos aspetos que está a ser constantemente abordado é o da temperatura da água do mar. No Algarve, como podem ver pelo gráfico trimestral das boias do Instituto Hidrográfico a água voltou a estar gelada este ano:

Temperaturas da água do mar

Temperaturas da água do mar em Faro

Voltou, porque o ano passado foi a mesma coisa no Verão. Este ano, como estava avisado, não fui para lá… No ano passado, só quem se decidiu por uns mergulhos no final de Setembro e início de Outubro é que teve sorte! Vamos ver se é igual este ano?

Na verdade, isto seria praticamente uma não notícia, não fosse ter reparado em mais umas notícias extravagantes da Ciência por estes dias. Nesta notícia, dá-se conta da saída de dois estudos (este e este) que procuram transpor a ficção do filme “O Dia depois de Amanhã” para a realidade. Ou seja, se vier aí o “Arrefecimento Global”, a culpa é do Aquecimento Global!

Enfim, o mais interessante é cingirmo-nos aos dados. Olhando para o gráfico dos últimos anos da bóia de Faro, até parece que nos últimos dois anos temos tido as temperaturas mais altas:

Temperaturas da água do mar

Temperaturas da água do mar em Faro desde 2015

Olhando com mais atenção, para por exemplo o gráfico do último ano, percebemos que aqueles valores mais elevados parecem claramente outliers:

Temperaturas da água do mar

Temperaturas da água do mar em Faro no último ano

Voltando a olhar para o gráfico desde 2000, e descontando os outliers, percebemos imediatamente que estes dois últimos anos foram os mais frios, no que à temperatura da água do mar em Faro diz respeito. E, ainda por cima, os valores mínimos do último Inverno foram os mais baixos dos últimos 15 anos! E se depois de amanhã chegar realmente o Arrefecimento Global???

Tags: , ,

{ Comments are closed! }