Aquecer o chão de uma pista de aviação

Geoaquecimento

Geoaquecimento

Quando fui visitar a Lisbon Mini Makers Faire vi muita coisa que ainda não era um produto pronto, mas que eram excelentes ideias. Uma das coisas que vi foi a ideia de reutilizar o calor da profundezas da terra para aquecer o pavimento à superfície.

O projeto HotRoad.ht, ao contrário do aquecimento geotermal, tenta usar algo que tem sido usado nalgumas casas para partilhar o frio da superfície com as profundezas do nosso planeta. A proposta dos seus autores é que esta ideia irá permitir reduzir o gelo na superfície da placa dos aeroportos reduzindo assim substancialmente o consumo de combustíveis dos geradores com que é feito atualmente.

A ideia parece interessante, mas o produto final apresenta-se ainda muito pouco trabalhado, como podem ver quer pela apresentação através de uma página no Facebook, quer pelo folheto que levaram para a feira e que está nas fotos que tirei. O negócio parece que poderá vir a ter pernas para andar, mas necessita de coisas como um estudo de mercado e um plano de comunicação. Parece-me que, pese embora tenha apreciado muito conhecer a ideia no Lisbon Mini Makers Faire, não seria este o lugar ideal para procurar apoios pois era uma espaço para entusiastas.

Tags:

{ Comments are closed! }