Árvores para baixar a temperatura

Agora que começou o mês de Agosto, e que a previsão de temperaturas dá uns dias quentes para esta primeira metade de Agosto, fico sempre a pensar porque não há mais árvores nas nossas cidades?

Na verdade, nas cidades há um fenómeno conhecido por ilha de calor urbana, e que normalmente se traduz por temperaturas mais elevadas que nos arredores. Basta pensar, por exemplo, nas múltiplas estradas de alcatrão, que naturalmente se tornam um fornozinho por estas alturas.

Na verdade, a estratégia de utilizar árvores para arrefecer as cidades é algo que começa a ser levado muito a sério, sobretudo derivado das vantagens relativamente rápidas que proporcionam. Na verdade, só quem nunca experimentou um bosque de castanheiros ou carvalhos no Verão é que não sabe dessa capacidade das árvores funcionarem como máquinas de ar condicionado.

No presente momento, a experiência mais interessante está-se porventura a desenvolver em Melbourne. Na verdade, há múltiplos estudos noutras cidades do planeta. O objectivo é baixar as temperaturas do Verão em vários graus…

Por cá, não sei qual o estado neste domínio. Alguma informação sobre as árvores em Lisboa parece muito interessante! Mas, em vez de plantarem mais, andam é no corte! Felizmente temos uma das florestas urbanas mais interessantes do Planeta, que é a floresta de Monsanto, como é reconhecido repetidamente. Mas também aí, o ataque às árvores não pára!

Assim, em vez de ficarmos com temperaturas mais amenas, vamos é ter Aquecimento Global Local!

Parque Florestal de Monsanto em Lisboa

Dimensão do Parque Florestal de Monsanto em Lisboa

Tags: , ,

{ Comments are closed! }