CGD cobra transferências interbancárias na Internet

Sou cliente da CGD, bem como de outros bancos nacionais. Descobri ontem que a CGD resolveu começar a cobrar umas taxas por cada transferência interbancária. Lá aparece a comissão de 50 cêntimos, mais 2 cêntimos de imposto de selo! Está documentado no preçário deles.

Aqui há uns anos, incentivaram-nos a passar para a Internet, porque eles reduziam os custos nas agências, e nós fazíamos a gestão mais rapidamente. Agora, com isto, vamo-nos adaptar ao Mundo Novo, que é um regresso aos velhos tempos!

Pelo que se percebe pelas notícias de há uns dias, a CGD avança com esta medida certamente para tapar os buracos que existem neste Banco do Estado. O BCP e Santander Totta já se haviam tornado pioneiros nesta extorsão, cobrando pelo menos o dobro da CGD… Felizmente, o BPI e BES ainda não cobram, mas por quanto tempo?

Nos próximos tempos, vou fazer mais transferências pelo Multibanco, que ainda são gratuitas. Uma verdadeira regressão no tempo! Daquelas coisas que ninguém tem saudades…

E, os leitores, o que vão fazer?

Tags:

{ 15 comments to read ... please submit one more! }

  1. Cá em casa estamos com o meus problema.

  2. Eu passei a fazer uma transferência por mês para outro banco a partir do qual faço as restantes transferências mensais planeadas de forma gratuita.

  3. É desconcertante.
    Sou cliente CGD e este tipo de tarifário é vinculador do pensamento em que quem acaba sempre por pagar o mal dos outros é o contribuinte.
    A solução é efetuar, enquanto se pode as transferências por Multibanco. mas isto também há-de mudar.

  4. BL, tinha pensado nisso, e como tenho várias contas, nomeadamente no BPI e BES, é possível.
    Rui, por enquanto parece que a estratégia do Multibanco é a mais simples, mas é como diz: provavelmente não vai durar muito, e regrediremos outra vez!

    Já agora, alguém tem ideia quantas transferências serão feitas diariamente, para termos uma ideia de quanto é que a CGD vai meter ao bolso connosco???

  5. Como?? Mas em vez de evoluir progressivamente, dá-se um passo em frente e dois a trás?!

    Eu tenho feito transferências e ainda não paguei nenhuma taxa, mas também não estava a dar muita atenção, vou estar atento!

  6. Dav7,
    Por enquanto, a CGD, e penso que também o BCP e Santander, só cobram nas transferências interbancárias, isto é, para outros bancos.

  7. Também sou cliente CGD e deparei-me com essa situação no incio do mês. Liguei ao meu gestor e ele disse que agora era assim, está no preçario e aconselhou a fazer reclamação no portal do cliente CGD. Assim fiz, e disse que apartir deste momento faria as transferências noutra instituição. Agora, levanto o dinheiro na CGD e deposito noutro banco para fazer transferências. Dá mais trabalho? Dá, mas é a minha forma de mostrar o meu descontentamento. A falta de respeito para com os clientes é assim… Cumprimentos

  8. Também ontem me dei conta desta novidade da CGD, acabei por não completar a operação que vou fazer por ATM (gratuito, por enquanto), hoje já comecei a consultar preçários de outros bancos para abrir conta e continuar a fazer transferências sem ter que pagar comissões. Nalgumas das transferências que faço todos os meses posso optar por débito directo (e vou fazê-lo), noutras posso efectuar pagamento em numerário, que não é nada confortável, mas enquanto for possível vou evitar pagar estas comissões.
    Vou também apresentar o meu descontentamento no portal do cliente CGD, como sugerido num dos comentários.

  9. Por falar em reclamação, também fui fazer a minha. Conta para as estatísticas!
    Mas como foi difícil encontrar, pois não era intuitivo, aqui fica o link para quem não quiser perder tempo:

    https://ws.cgd.pt/Espaco-Cliente/GestaoReclamacoes/Formulario.aspx

  10. Desde há alguns anos que giro as nossas 3 contas cá de casa da seguinte forma: CGD, para os gastos do dia-a-dia; ActivoBanco do Millennium para todos os pagamentos fixos mensais (EDP, MEO, prestação da casa…); Montepio para não se mexer (?)… Por enquanto não pago as transferências que são fixas e estão agendadas…

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }