CGD cobra transferências interbancárias na Internet

Sou cliente da CGD, bem como de outros bancos nacionais. Descobri ontem que a CGD resolveu começar a cobrar umas taxas por cada transferência interbancária. Lá aparece a comissão de 50 cêntimos, mais 2 cêntimos de imposto de selo! Está documentado no preçário deles.

Aqui há uns anos, incentivaram-nos a passar para a Internet, porque eles reduziam os custos nas agências, e nós fazíamos a gestão mais rapidamente. Agora, com isto, vamo-nos adaptar ao Mundo Novo, que é um regresso aos velhos tempos!

Pelo que se percebe pelas notícias de há uns dias, a CGD avança com esta medida certamente para tapar os buracos que existem neste Banco do Estado. O BCP e Santander Totta já se haviam tornado pioneiros nesta extorsão, cobrando pelo menos o dobro da CGD… Felizmente, o BPI e BES ainda não cobram, mas por quanto tempo?

Nos próximos tempos, vou fazer mais transferências pelo Multibanco, que ainda são gratuitas. Uma verdadeira regressão no tempo! Daquelas coisas que ninguém tem saudades…

E, os leitores, o que vão fazer?

Tags:

{ 15 comments to read ... please submit one more! }

  1. Na continuação da minha reclamação no portal do cliente, deixo aqui a desculpa esfarrapada que a CGD me enviou:

    Estimado Cliente,

    Reportamo-nos ao contacto efetuado com a Caixa, através do Espaço Cliente, sobre a comissão de transferências interbancárias, ordenadas no serviço de Internet Banking, que nos mereceu a melhor atenção.

    Em primeiro lugar, sublinhamos que a Caixa procura, de forma empenhada, garantir a satisfação dos seus Clientes, merecendo-nos uma especial atenção aqueles que, ao longo de muitos anos, nos têm dedicado a sua confiança.

    Conforme lhe pedimos que compreenda, o comissionamento das transferências interbancárias solicitadas através do serviço de Internet Banking, tem por base os encargos que a própria Caixa tem, sempre, com a execução propriamente dita, destas operações.

    Cabe esclarecer que esta comissão se encontra de acordo com o preçário em vigor, e a sua inclusão em preçário foi antecedida do devido aviso, numa comunicação anexa ao Extrato Global emitido em 2013/11/08.

    Permitimo-nos referir, também, que a Caixa se encontra sujeita às regras de mercado, como as demais Instituições de Crédito, e que, procurando manter-se competitiva, procurou alinhar o comissionamento das transferências com o resto da banca.

    Na expectativa da sua compreensão, apresentamos os melhores cumprimentos.

    Gabinete de Apoio ao Cliente

  2. Eu recebi a mensagem hoje de manhã. Praticamente idêntica, apenas com umas palavras trocadas…

  3. Se não resulta reclamar junto da CGD, a quem mais se poderá apelar?
    E que tal iniciar uma petição publica? quais os sites mais influentes neste dominio?

  4. Fechar a conta!
    Já tive três e passarei a ter só no BES.
    Pena que essa terei de manter por ser trabalhador por conta própria. Neste momento já quase todo o meu negócio é gerido online, tendo eu uma conta no PayPal associada a uma conta bancária luxemburguesa (na qual não pago nada, nem a nível internacional).
    Caso no futuro se lembrem também de aplicar custos encerro também a do BES e ligo os meus dados das Finanças à conta luxemburguesa e pronto. Feito.

  5. Pelo menos os lucros são para o estado e não para os larápios da banca ou para bancos estrangeiros. Agora só faço transferências no Multibanco que ainda são gratuitas.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }