Comércio de petróleo

Todos sabemos que é a Energia que faz mover o Mundo, e o petróleo tem sido um dos factores determinantes nesse movimento. A subida do preço tem implicações conhecidas, enquanto a baixa do preço do petróleo tem tido outras consequências óbvias, como a de encostar às cordas alguns dos piores ditadorzecos do Planeta. Mas não só.

Por cá, a redução do preço dos combustíveis é um maná para quase todos. Mas tem consequências bem negativas, de que pouco se fala, como o impacto na diminuição das receitas fiscais em 2015, que contribuíram para que não houvesse devolução de parte da sobretaxa do IRS de 2015. E este ano, o Governo prepara-se para sacar mais um aumento de vários cêntimos no preço do litro do combustível!

Numa altura em que muitas são as implicações da baixa do preço do petróleo, vale a pena observar e compreender um pouco melhor o fluxo do ouro negro pelo Planeta, sendo que a infografia recente do Visual Capitalist é bastante esclarecedora. O artigo faz uma referência aos grandes blocos produtores e consumidores, sendo que por aqui se percebe também bastante bem o comportamento de determinados países na última década, e como agora estão a acordar para um cenário tenebroso…

Fluxo de petróleo no Planeta

Fluxo de petróleo no Planeta

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *