Concorrência nas auto-estradas

Painéis comparativos de preços nas auto-estradas por @designerferro

Painéis comparativos de preços nas auto-estradas por @designerferro

A Autoridade da Concorrência elaborou uma “Análise do impacto da introdução de painéis de preços decombustíveis nas auto-estradas“. É uma análise extensa, com mais de 350 páginas, e por isso muito detalhe, mas que na sua página 14 do PDF resume o essencial:

Em suma, resulta da análise realizada que, no curto prazo (1 ano), a introdução dos painéis comparativos de preços nas auto-estradas não proporcionou reduções no nível médio de preços.

Eu pessoalmente não me sinto afectado por estes preços mais elevados, pois pura e simplesmente não abasteço nas auto-estradas. Já não me lembro da última vez que o fiz, certamente há muitos anos, e faço muitos milhares de quilómetros por ano em auto-estradas portuguesas… É só uma questão de planeamento, e de aproveitamento das promoções.

Em qualquer caso, a análise da Autoridade da Concorrência é muito interessante. Estabelece mesmo comparações detalhadas com Espanha e França.  E tem muitos gráficos interessantes, como aquele visível no fundo do artigo, que evidencia as diferenças de preços de gasolina 95 na A1 durante o segundo trimestre de 2010.

A Autoridade da Concorrência chama também a atenção para um aspecto muito interessante: em 2015 termina a subconcessão de 41 postos de abastecimento localizados em auto-estradas (32% dos postos de auto-estradas actualmente subconcessionados), pelo que existirá uma oportunidade de corrigir este problema. Mas ele terá que ser bem pensado, até porque esta ideia de pôr os painéis foi da própria Autoridade da Concorrência, na sua Recomendação n.º 3/2004.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Preço de referência dos combustíveis » Poupar Melhor