Concurso de poupança de elétricidade entre vizinhos

Opower map

Opower map

Save energy with your friends.” é o lema do Opower, um site que permite aos americanos obterem os seus dados diretamente das empresas que lhes entregam energia elétrica.

A ideia deste site é que as pessoas comecem a olhar para os seus consumos de forma diferente, ligando-as às suas empresas de eletricidade e permitindo-lhes comparar as poupanças entre amigos do Facebook.

O Google PowerMeter já tinha oferecido esta facilidade, mas sem a competição no Facebook.

Estes sites pretendem oferecer-nos a sensibilização sem termos de recorrer a métodos mais ou menos artesanais de medição ou termos de comprar aparelhos de medida para os instalar nos nossos quadros elétricos.

No Poupar Melhor há muito que defendemos que a melhor maneira de gerir é conhecer o que gerimos. Para isso temos de medir o que pretendemos poupar e entender onde podemos cortar sem perdermos qualidade de vida.

A substituição pela fatura eletrónica apresentada pelos prestadores do mercado português suportadas na narrativa de poupar árvores são  tentativas toscas de atingir um patamar que o Opower vai oferecer a todos os seus clientes. A Opower promete oferecer este serviço para várias companhias elétricas.

A vantagem é que não sendo cada empresa a fazer o seu site, o utilizador obterá um interface gráfico de utilizador dedicado ao seu interesse e não ao da empresa de eletricidade que contratou.

A Opower permite obter os dados diretamente de quem presta o serviço, mas só nos Estados Unidos da América. Esperemos que por cá alguém queira oferecer-nos uma solução destas.

Tags:

{ Comments are closed! }