Cortes de electricidade na Alemanha

Quando no outro dia vi a referência a esta notícia nos Media internacionais (tradução no Google), nem queria acreditar. Era uma história tipicamente que associaríamos aos países do sul da Europa, e não propriamente à Alemanha!

A notícia refere que a energia eléctrica é cortada a mais de 300 000 alemães todos os anos, e que esse número tem vindo a crescer! Quando procurei sobre Portugal, descobri que os nossos números não parecem muito diferentes em termos absolutos, mas em percentagem são necessariamente maiores. A notícia da n-tv refere ainda que a culpa é da energia renovável, que tem feito subir os preços na Alemanha…

A vertente dos preços já a havia detectado, e é verdade que a Alemanha tem dos preços mais elevados de electricidade da Europa em termos absolutos, e mesmo em termos da paridade de poder de compra, aspecto no qual lideramos, infelizmente. Lá, como cá, já há muitos a fazer contas à opção pelas renováveis. E lendo as análises, percebe-se que eles não têm grande saída… Tal como nós!

Tags:

{ Comments are closed! }