Dados e Estatísticas de Cursos Superiores

Numa época do ano em que muitos alunos do último ano do secundário estão a realizar a época de exames, descobri um site muito interessante com dados e estatísticas de cursos superiores. Creio ser uma ferramenta absolutamente indispensável a quem se candidata ao ensino superior.

Uma parte do site apresenta estatísticas nacionais, tendo descoberto que a percentagem de concorrentes que entra na primeira opção continua a ser inferior a metade, neste caso de 40%. No Ensino Superior, continuam a ser mais as mulheres que os homens, e já com uma percentagem interessante de estrangeiros (7%).

Noutra parte do site, é possível constatar dados e estatísticas dos cursos. Saber se os alunos se mantêm nele depois do primeiro ano. E com que notas saem do curso. Mas mais importante é saber se os alunos que saem do curso estão ou não empregados!

Com estes dados é ainda possível fazer um tratamento adicional. Como este artigo no Diário de Notícias, ou este no Observador. Onde se confirma que Medicina e Enfermagem continuam a ter muita saída. Nos cursos com mais desempregados, o recordista é o curso de Arquitectura da Escola Superior Artística do Porto, com quase 40% de desempregados…

Tags:

{ Comments are closed! }