E agora ERSE?

Confuso com a ERSE!

Confuso com a ERSE!

Em Outubro de 2013, a ERSE anunciou que a electricidade iria subir 2.8% em 2014. O segundo argumento principal no tocante aos factores que justificavam a subida era que a subida se ficava a dever a uma descida do consumo.

Há menos de um mês, evidenciamos neste artigo, como o consumo estava a subir!

A ERSE reconfirmou recentemente que o preço da electricidade tem que subir, porque o consumo está a descer. Continua a ser o segundo factor a pressionar a subida, conforme se pode ver na página 4 deste documento da ERSE:

  • A descida observada na procura global da eletricidade cria também uma pressão acentuada nas tarifas de energia elétrica, designadamente nas componentes tarifárias que apresentam custos de natureza fixa como são parte dos custos de redes ou as componentes de custos de interesse económico geral e de política energética. O nível mais reduzido da procura prevista para 2014 em linha com os valores registados em 2005 impedem uma maior diluição destes custos de natureza fixa e consequentemente pressionam o nível tarifário em alta com reflexos na variação tarifária.

Há um ano, já haviam usado o mesmo argumento. Para além de nos andar a enganar, as notícias de ontem revelam que o consumo de electricidade aumentou 0.2% em 2013!

E agora, ERSE, em que ficamos?

Tags:

{ Comments are closed! }