Ébola versus outras doenças

Há mais de dois meses, referimo-nos aos receios do Ébola. Desde então para cá, os receios progrediram de forma muito rápida. Não admira, pois a propagação está-se a verificar a uma velocidade muito grande.

Na passada semana vi uma infografia no Expresso, que comparava a taxa de mortalidade de várias doenças, com a respectiva capacidade de contágio. A infografia original é de David McCandless, publicada no Guardian. A infografia original, que reproduzimos abaixo (clique para ver melhor), faz parte da série “Information is Beautiful“, e que já referenciamos aqui no Poupar Melhor, nos artigos das causas de morte do século XX, e dos suplementos alimentares.

A comparação do Ébola com outras doenças evidencia que a sua propagação/contágio é lenta, mas que a sua mortalidade é particularmente elevada. Ainda mais relevante é o facto de que a morte, quando ocorre (em cerca de 70% dos casos actualmente) é muito rápida. E é isso que a distingue de outras doenças, como é o caso da SIDA, que na infografia aparece ainda acima, nos casos em que não é tratada.

ebola vs outras doencas

Ébola e outras doenças (taxa mortalidade vs. contágio)

Tags:

{ Comments are closed! }