Espião no contador de eletricidade

Rede para contadores inteligentes

Rede para contadores inteligentes

A Diretiva 2009/72/CE (eletricidade) e a Diretiva 2009/73/CE (gás natural) estabeleciam a obrigação dos Estados-Membros avaliarem a implementação de sistemas de contadores inteligentes de eletricidade e de gás natural. Em 2007 dizia-se que os Contadores inteligentes iam pesar até mais 3,1% na factura, mas não será só isso.

Este artigo do site Hack a Day – “Using SDR to Read Your Smart Meter” – aponta já para uma amostra do que aí pode vir com os novos contadores inteligentes. Na realidade podermos ter acesso aos dados dos nossos contadores de forma automática e através dos nossos computadores parece uma vantagem. O que nos preocupa é o uso indevido dos dados recolhidos pelos prestadores/operadores e os acréscimos aos custos que isso possa vir a ter indiretamente. No caso deste artigo a queixa é de que os equipamentos de acesso aos dados são caros e daí a tentativa de construirem eles próprios o aparelho.

Mas a possibilidade de intercetar e utilizar os dados do equipamento sem autorização levanta mais questões. Os equipamentos que nos colocam à disposição, e que irão permitir-nos melhorar o nosso comportamento de consumo ou obter um melhor serviço não são todos iguais. Alguns trazem um custo que ainda não sabemos muito bem qual será. Outros usam a informação sobre o nosso comportamento sem qualquer razão, como Espião na televisão e a Lanterna com GPS. Este não é um cenário que possa descartar-se. A possibilidade é real, e tudo o que é necessário é alguém com intenção de o fazer.

No caso do Reino Unido os contadores são instalados com a possibilidade de serem desligados remotamente para possibilitar à companhia o corte imediato da eletricidade e a passagem a modo pré-pago para os maus pagadores. Isto é uma alteração de monta sobre um bem hoje considerado de primeira necessidade. As minhas questões não se colocam apenas nos direitos e deveres de justiça, mas também na forma como os dados serão transportados e na utilização que será feita deles. Esta situação não é nova.

Teremos fornecedores mais informados sobre nós que nós mesmos sobre nós próprios, o que não é necessariamente bom.

Tags: ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Conheço muito bem os contadores que podem ser remotamente desligados…Eles que venham. Adoro a ideia, especialmente porque tudo o que pode ser remotamente desligado…pode ser remotamente ligado.

  2. Encontrei este filme no Slashdot.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Contadores inteligentes de eletricidade serão o espião da companhia? » Poupar Melhor