O espião na TV que rouba funcionalidades

The Man From U.N.C.L.E. - One Spy Too Many by MidCentArc

The Man From U.N.C.L.E. – One Spy Too Many by MidCentArc

Não satisfeitos com a prática de espiar os seus utilizadores de televisões ligadas à internet, a LG decidiu que se não aceitarmos as regras deles, transmitidas através de um End User License Agreement (EULA), deixamos de ter acesso a algumas das funcionalidades que o televisor prometia. Estamos a falar de envio de informação de uso da televisão de volta para a nave mãe.

Seria tudo dentro da normalidade se o EULA nos fosse dado a ler antes de pagarmos pelo eletrodoméstico, mas este só apareceu ao utilizador que reporta a situação já 2 anos depois dele ter adquirido o aparelho e só depois de um upgrade ao sistema. Com o upgrade o utilizador perdeu funcionalidades como o leitor de conteúdos da BBC ou o Skype. O que é reportado é que o EULA era da televisão e não dos serviços que o utilizador perdeu, pelo que a história ainda é mais estranha…

Mas se pensam que ficou por aqui, desenganem-se. O texto do EULA diz que mesmo que o utilizador decida não aceitar os termos de perda de privacidade e com isso perder as funcionalidades que anteriormente tinha, o sistema mesmo assim continuará a enviar informação de uso de volta para a nave mãe.

A lista de informação que a televisão envia de volta para casa é extensa e segundo o artigo que refiro contém:

  • Nome do canal ou programa que vemos;
  • Pedidos de visualização de conteúdo (imagino que pay-per-view);
  • Termos utilizados nas pesquisas por conteúdo;
  • Detalhe de ações efetuadas enquanto vê televisão (e.g. Play, Stop, pause, etc.)
  • Duração dos conteúdos vistos;
  • Método de input (e.g. RF, Component, HDMI); e
  • Termos de pesquisas gerais.

Com tanta informação a enviar, pergunto-me se o equipamento algumas vez chega a ter recursos disponíveis para mostrar conteúdos televisivos ao seu dono. Enfim…

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Boa tarde,
    Estando eu a equacionar a compra de uma TV LED 40”, gostaria de saber quais as marcas que usam este esquema de “fornecimento de dados”.
    E, antes de comprar gostaria de saber onde é possivel verificar um teste comparativo de várias marcas e dentro da própria marca para TV de 40”, por exemplo.
    Obrigado.

  2. Rui,

    não temos uma lista e também não confirmámos ainda nos nossos televisores. Também não há como verificar previamente, daí a minha indignação. O comprador só é confrontado com esta realidade depois de desempacotar a televisão e a ligar à rede.

    No artigo “Espião na televisão” o artigo que referis aponta para algumas táticas que dificultam o acesso das televisões à “nave mãe”, mas implica conhecimento e acesso à configuração dos equipamentos que dão acesso à Internet.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }