Fazer saltar as pedras na água

Este é um artigo que faria mais sentido no Verão, mas acabadinho de ser divulgado, não resisti a partilhar com quem não sabe. É sobre a arte/ciência de fazer saltar as pedras na água, algo para o qual nunca tive jeito! Parece ser igualmente um desporto para o qual parece existir até um campeonato mundial!

Ontem descobri a notícia referente à melhor técnica para atirar a pedra na água. Como de costume, nos Media não se descobre a fonte original, mas com alguma pequena investigação, rapidamente se chega ao artigo. Intitulado Water-skipping stones and spheres, Truscott et al. começam por descrever que o melhor objecto para atirar é uma esfera elástica altamente deformável. Uma pedra não se encaixa por isso nesta definição…

Para pedras, o ángulo a que se deve atirar a pedra é de 20º. A velocidade é importante mas não é o essencial. E há mais ângulos envolvidos, como se pode ver na imagem abaixo. Mas para dominarem a ciência, têm que ler o artigo todo… Artigo esse provavelmente candidato a um dos próximos prémios Ig Nobel

ângulos que actuam para um ricochete perfeito...

ângulos que actuam para um ricochete perfeito…

Depois de dominada a técnica, podem-se tornar em autênticos campeões mundiais, como o que podem ver no vídeo seguinte:

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *