Gestores Financeiros

Há uns dias, tropecei no infográfico abaixo, original do site BusinessProfiles. Evidencia-nos como os gestores profissionais de Fundos muitas vezes não conseguem acompanhar sequer os Mercados.

Tal contraria a intuição que temos de que os profissionais conseguem gerir melhor o dinheiro que nós. Embora tal possa ocorrer em períodos curtos, no médio/longo prazo normalmente não conseguem superar a evolução dos Mercados, seja de acções ou de outros títulos.

E nós por cá não somos diferentes. Tivemos a nossa Dona Branca. Os casos do BPN, BPP e BES têm inúmeros casos de pessoas que publicamente admitiram terem confiado o seu dinheiro a gestores, que depois o investiram em “buracos negros”. Mais recentemente, as estratégias de um dos “gurus” online da Bolsa Portuguesa, Ulisses Pereira, foi exposta pelo Observador.

Para contrariar esta tendência, temos que todos elevar a nossa cultura financeira. Sempre argumentei que era um tema urgente a ser incorporado na nossa escolaridade obrigatória, e até parece existir, mas não faço a menor ideia se está a avançar, ou não. De qualquer forma, compete-nos a todos contribuir para incrementar o conhecimento neste domínio.

eee

Performance dos gestores financeiros nos EUA

Tags:

{ Comments are closed! }