Mais detalhe sobre a temperatura da água do mar

Os Portugueses têm razões de queixas sobre a temperatura da água do mar. É um tema que tem estado nas notícias, porque ela tem estado mesmo muito fria neste mês de agosto. O problema nem está na variação, que é normal entre anos, mas na percepção criada nas pessoas, de que pelo menos o Aquecimento Global deveria trazer águas mais quentinhas, e não características da Idade do Gelo…

O tema da temperatura da água do mar tem sido referenciado várias vezes no Poupar Melhor. Num primeiro artigo referenciamos o mapa da AEMET, o Instituto de Meteorologia Espanhol. Também já referenciamos os dados que o Instituo Hidrográfico disponibiliza sobre as bóias ondógrafo, e que têm sido muito citadas nos Media nos últimos dias. Finalmente, este ano, o IPMA passou a disponibilizar dados semelhantes ao AEMET nesta página.

Todavia, agora descobri que o IPMA têm mapas com simulações mais detalhadas sobre as várias zonas do litoral português, e também ilhas. Nestes mapas já se consegue ver as temperaturas, para além das cores:

Enfim, os mapas mostram algum aquecimento das águas, como é visível abaixo, mas para nós ficará um ano em que, quem foi à praia, ficou mais com a ideia de que vem aí um Arrefecimento Global…

Previsão anterior para esta hora...

Previsão anterior para esta hora…

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Praia no Outono » Poupar Melhor