Mapa de vento

Utilizo frequentemente os sites de meteorologia para saber o tempo que vai fazer. Já aqui falamos das previsões hora a hora, e também referi das previsões de humidade neste artigo, sendo que ultimamente utilizo regularmente o site meteo do IST, que tem não só previsões horárias por localidade, mas também da totalidade do território nacional.

O vento não é um factor importante para mim, mas é importante em muitos contextos. Já falamos aqui por exemplo do seu impacto no consumo de combustível. Mas muitos outros contextos haverá, como por exemplo no domínio do aproveitamento eólico, do qual ontem falamos. E da tempestade que hoje mesmo assola o País, e que coloca o País em alerta vermelho!

O site embutido abaixo é um excelente exemplo em como se pode dar uma visualização muito interessante a dados habitualmente monótonos. Podem ver no site original, os dados do vento do planeta todo! Carregando num ponto do mapa, conseguem ver os dados desse local. Se carregarem na palavra earth, no canto inferior esquerdo, poderão configurar bastantes mais parâmetros.

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Dashboard do Poupar Melhor já inclui o mapa de ventos » Poupar Melhor
  1. Partículas dos fogos florestais » Poupar Melhor