Mapa do Planeta por domínios Internet

A Internet tem associada várias coisas fundamentais, e uma delas é respeitante aos domínios. Tal foi concebido em meados da década de 80, e já na altura houve uma divisão entre o que se designou por TLDs (Top-Level Domain). Por um lado, os TLDs organizados por categorias (.com, .org, .net, …), por outro os organizados por países (.pt, .es, .br, …). Desde então, muita coisa mudou na Internet, mas só nos últimos anos houve mudanças substanciais neste âmbito.

Para dar uma visão sobre a extensão dos TLDs nacionais, a Nominet criou um infográfico muito interessante onde se “distorce” o mapa do planeta para evidenciar a dimensão virtual de cada país, em termos do número de domínios registados. O mapa está representado abaixo, mas para obterem uma versão com o detalhe completo, devem clicar neste link.

O mapa evidencia como alguns países têm um conjunto de registos muito significativos. O exemplo maior é o .tk, e vale a pena ler este artigo para perceber o contexto. Os países europeus têm uma dimensão significativa, bem como a China, por exemplo. Portugal acaba por ter uma presença também superior à média.

O mapa contém algumas imprecisões, como a referência a .tp, que agora é .tl (Timor Leste). Todavia, a maior falta é a representação dos outros TLDs, nomeadamente o .com, que representa quase metade da totalidade de domínios da Internet. Ainda assim, vale a pena dar uma vista de olhos:

Mapa virtual dos TLDs nacionais da Internet

Mapa virtual dos TLDs nacionais da Internet (versão grande original)

Tags:

{ Comments are closed! }