Não consumir água é mau?

Desperdício de água

Desperdício de água

Desde sempre tenho ouvido que temos que reduzir os nossos consumos de água, para melhorar o ambiente, reduzir a poluição dos aquíferos, e tornar o Planeta mais sustentável. E eu, e muitos Portugueses, temos alinhado neste desafio, poupando também dinheiro!

Vítor Lemos, presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados e de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), parece que tem uma opinião distinta. Para ele, não é bom que tenha havido uma quebra de consumo de água em Viana do Castelo de 8% no ano passado, estando previsto mais 6% este ano. É como outros, que também não gostam da poupança dos portugueses… Todavia, disse também que as famílias baixaram o seu consumo de 10m3 para 6m3 por mês, mas com estes números, não bate a bota com a perdigota…

Ele tem muitas explicações. As pessoas estão a emigrar. As pessoas têm furos e captações próprias, “não controladas”. O problema para o Vítor é 40% dos seus clientes serem “consumidores zero”… E que em vez dos 13.2 milhões de euros que facturou em 2011, só conta facturar 11 milhões este ano? O que é que ele quer? Que os seus clientes comecem a desperdiçar água?

O verdadeiro problema é que só agora o SMSBVC parece ter acordado para o problema realmente importante, e que outros já há muito atacaram: o das perdas. Os SMSBVC captam 4 milhões de m3 de água por ano, mas um milhão, 1000000 de m3 de água, um quarto do total, é perdida durante a distribuição! Enquanto nos incentivam a poupar, que dizem que temos que tratar das pingas, eles perdem 25% do total da água que é suposto gerirem??? O que os SMSBVC deviam fazer era aumentar a sua eficiência, diminuir os custos de produção, e baixarem o valor da água. Talvez aí os consumidores comecem a consumir mais um pouco de água!

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. O bom exemplo da EPAL » Poupar Melhor