Notas de euro

Este artigo é sobre uma curiosidade. Poderia ser sobre uma teoria de conspiração, que tem circulado nos últimos meses, mas não.

As notas de euro tem algumas identificações interessantes, que permitem identificar nomeadamente de que país são e onde foram impressas. Não tem que haver necessariamente uma correspondência entre os dois.

Quando se ouve falar das teorias de conspiração, normalmente associa-se ao número de série que existe em cada nota. Esse número de série começa por uma letra, e por 11 dígitos. A letra identifica o país que emitiu a nota. No caso das notas emitidas por Portugal, os números de série começam por “M”. Para os restantes países, a página do Wikipedia sobre as notas de euro regista o detalhe para cada uma das letras.

Menos conhecido é o código de impressão. É um código de seis caracteres, com uma letra inicial,  seguido por três dígitos, e com mais uma letra e um dígito. As notas impressas em Portugal começam por um “U”, sendo que os restantes códigos podem ser obtidos na mesma página do Wikipedia referida anteriormente, nesta secção. Ainda também podem ver onde se localiza esta código, que difere de nota para nota, e que não é fácil encontrar, como é o exemplo seguinte de uma nota de 10 euros:

Código

Código de impressão numa nota de 10 euros

Tags:

{ Comments are closed! }