POP – Portal de Opinião Pública

No Poupar Melhor não reblogamos muito, mas esta vale mesmo a pena:

É muito habitual ouvirmos dizer que os portugueses “pensam”, “acham” ou “querem” isto ou aquilo. O que é menos habitual é que essas afirmações venham acompanhadas de qualquer espécie de fundamentação empírica. Mas em muitos casos ela existe, servindo seja para confirmar seja para refutar essas afirmações. Nas últimas décadas, na Europa, projectos muito conhecidos como o Eurobarómetro, ou menos conhecidos como o Estudo Europeu dos Valores ou o Inquérito Social Europeu, têm feito inquéritos por questionário a amostras representativas das populações europeias, medindo atitudes e valores sociais e políticos.

A verdade também é que sociológos, politólogos e psicólogos sociais não se podem queixar muito do desconhecimento destes dados. Eles são públicos, é certo, mas estão em geral dispersos, em plataformas difíceis de utilizar por não-especialistas e onde a visualização é difícil e deselegante. O Portal de Opinião Pública – POP – procura suprir estas lacunas. Tem mais de 100 indicadores sobre sete temas diferentes – política, economia, família, trabalho, religião, o indivíduo e os grupos sociais – em 27 países e nos últimos 20 anos (nalguns casos mais). É, espero que concordem, de utilização fácil e intuitiva. Gera gráficos e dados fáceis de partilhar. Tem uma versão em inglês. E pode contribuir, esperamos, para melhorar a qualidade do debate público sempre que se entra por aquilo que os portugueses (e os outros europeus) são supostos “pensar”, “achar” ou “querer”. Convido-vos a visitarem o POP, a brincarem com ele, a partilharem os seus dados e a dizerem o acham que nele falta ou podia ser melhorado.

O autor do texto, Pedro Magalhães, é digno de leitura habitual no seu blog Margens de erro. Com alguma regularidade publica os resultados de sondagens e dá-se ao trabalho de reunir outras análises e meios como é o caso deste Pop.pt.

Tags:

{ Comments are closed! }