The Pratical Meter: porque nem todas as ligações USB são iguais


O site Kickstater é realmente um ponto de passagem obrigatório de quem quer fazer melhor. A minha procura pela solução para a alimentação do Raspberry Pi lá me fez ir parar a este site. Já não é a primeira vez que falamos neste site.

Desta vez, para além de oferecer uma novidade, aprendemos também que nem todas as ligações e cabos USB funcionam da mesma forma. No video podem ver que os telemoveis Android e iPhone carregam a velocidades diferentes mediante se estão ligados a um PC ou Mac. Para alimentar o Raspberry Pi, uma das coisas que fiquei logo a saber era que este não funcionaria se alimentado por uma ligação USB que não tivesse 5V.

A ideia do Pratical Meter é dizer-nos que Voltagem devemos esperar de uma ligação USB sem termos de recorrer a aparelhagem de medição com fios e botões e niveis e… O A.Sousa depois explica-vos.

Tags: , ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. A questão não é a voltagem (tensão elétrica). Uma ligação USB tem sempre 5 V (volt).

    A questão é a potência (elétrica):

    P = I x U

    em que:

    I = corrente elétrica, unidade SI: ampere (A)
    U = tensão elétrica, unidade SI: volt (V)
    P = potência elétrica, unidade SI: watt (W) – também é por vezes apresentada em VA (volt/ampere)

    E aqui sim, nem todas as ligações USB são iguais. Umas entregam os 5 W que permitem tempos de carregamento menores. Outras apenas 2.5 W ou menos, com tempos de carregamento superiores.

    E tal ocorre porque a corrente elétrica fornecida não é igual. Por exemplo, se a corrente for 750 mA, teremos então uma potência de 3.75 W. Se a corrente for apenas 500 mA, teremos 2.5 W. Com 1000 mA (1 A), teremos então os 5 W.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }