Qualidade da água da torneira

ERSAR agua seguraA ERSAR publicou na semana anterior o RASARP 2014, o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, com dados relativos ao ano de 2013.

O Relatório conclui que o país manteve em 2013 os elevados níveis de qualidade da água para consumo humano, com uma percentagem de 98% de água da torneira considerada segura. Esta percentagem tem vindo a melhorar de forma sistemática, nos últimos anos, o que é obviamente positivo.

O relatório fornece um conjunto substancial de dados. Optamos aqui por referenciar o mapa da página 83 do relatório, que nos dá a distribuição geográfica da percentagem de água segura por concelho em função da média de Portugal continental. Os concelhos a verde apresentam uma percentagem de água segura igual ou superior à média de Portugal continental, os concelhos a amarelo apresentam uma percentagem de água segura inferior à média do continente e superior a 95%, enquanto os concelhos a vermelho apresentam uma percentagem de água segura inferior a 95%.

Como é possível observar, é sobretudo no interior norte que se verifica a pior qualidade de água da torneira. O que não deixou de me surpreender! Ainda assim, estes estudos são muito importantes, até porque o objectivo será sempre o de nos aproximarmos o mais possível dos 100%!

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Alguem me pode esclarecer o porquê das taxas de saneamento e e de lixo serem quase 10 vezes

    menos em Cascais do que em sintra

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }