Quanto gastaram os Primeiros Ministros em combustível?

Na semana passada, ao ler um artigo sobre os custos mensais de combustível do Primeiro Ministro, fiquei logo com uma pulga atrás da orelha. Depois do artigo em que o Primeiro Ministro se queixava da poupança dos Portugueses com carros, estava naturalmente interessado em perceber se ele havia poupado uma quota parte…

A leitura do artigo, infelizmente, não contribuiu para eu ficar esclarecido. Aliás fiquei pior, pois regista erros factuais (85.384 não são “os tais” 85.834) e conclusões/afirmações altamente subjectivas, como “concluiu-se que Passos teve ‘mais olhos do que barriga’” e referências a falha de estimativas, que mais me pareciam poupanças efectivas. E ao fixar-me em alguns dos comentários, percebi que o jornalista Carlos Abreu poderia ter feito uma notícia certa:

  • Por favor, seja mais rigoroso na investigacao journalistica. Qual o valor gasto nos ultimos 5 anos (por ano)? O custo esta aumentar ou diminuir? Qual a media por carro nos ultimos 5 anos? Lubrificantes inclui a revisao anual na oficina? Qual a comparacao com outros paises na UE? Estamos acima da media nos custos?
  •  ESTE SR JORNALISTA FARIA UMA COMPARAÇÃO DOS GASTOS COM OS DO GOVERNO ANTERIOR. DEPOIS QUEIXAM-SE QUE OS JORNAIS NÃO SE VENDEM …..
  • Além do mais, esta “noticia” só faria sentido se comparada com valores gastos por anteriores gabinetes ministeriais. Seria importante esta análise comparativa!!
  • Nisto tudo, sem um investigação mais profunda para além do simples “fait-divers”, não se vai conseguir dar as repostas que realmente interessam

Decidi-me a descobrir aquilo que o jornalista devia ter feito. A Conta Geral do Estado está no site da DGO. Estão lá todas as contas passadas. É lamentável que os dados não possam ser directamente utilizados, mas depois de alguma pesquisa, lá consegui descobrir os valores orçamentados e gastos pelo Gabinete do Primeiro Ministro (2003-2007) e pela Presidência do Conselho de Ministros (2008-2012). O resultado é o gráfico abaixo, que inclui igualmente as previsões orçamentadas para 2013 e 2014, retiradas deste artigo.

Valor do combustível consumido pela PCM

Valor do combustível consumido pela PCM

Mas pensando melhor, o gráfico acima é enganador, pois o preço dos combustíveis tem subido nos últimos anos. Utilizando o preço médio de gasolina dos últimos anos, no site da Pordata, normalizam-se os gastos em termos de litros. O gráfico resultante é o seguinte:

Volume do combustível consumido pela PCM

Volume do combustível consumido pela PCM

A pergunta que deveria ser feita é porque é que depois da poupança significativa em 2011 e 2012, se volta a subir o orçamento em combustíveis em 2013 e sobretudo 2014?

Tags: ,

{ Comments are closed! }