Que tempo é este?

O tempo que faz por estas últimas semanas tem deixado muitos Portugueses surpreendidos. Não é normal que a Primavera tenha chegado há quase um mês, e que ainda não tenhamos dado por ela.

Para perceber se isto era efectivamente normal ou não, procurei na Internet algumas respostas. E a resposta formal veio do IPMA, no seu Boletim Climatológico de Março.

Resumindo, o mês de Março de 2016 foi o mais frio dos últimos 31 anos! Foi naturalmente classificado como um mês muito frio, com uma temperatura média inferior em 1.43 ºC ao valor normal. Curiosamente, em termos de precipitação foi apenas ligeiramente superior ao normal, mas esta realidade esconde uma coisa muito importante: é que a precipitação a norte foi muito superior ao normal, enquanto a Sul foi bastante inferior.

Pela forma como Abril decorre, parece que vamos continuar pelo menos mais uns dias a experimentar o tempo dos nossos avós. Mas pelas previsões, pelo menos para Lisboa, parece que o Sol voltará em força no final desta semana…

Tags:

{ Comments are closed! }