Responsabilidades de crédito

Há uns dias li as notícias que indicavam que podíamos consultar as nossas responsabilidades e restrições de crédito, no Banco de Portugal. Tomei nota para testar essa funcionalidade quando tivesse tempo.

No site do Banco de Portugal, há uma página onde podemos iniciar o processo. Depois de nos autenticarmos com o Cartão do Cidadão, ou com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças, temos acesso a um documento PDF que enuncia vários aspectos dos créditos que possamos ter contratado. Inclui aspectos como o nível de responsabilidade, o tipo de Produto Financeiro, os prazos envolvidos, e o saldo associado ao crédito.

No meu caso, o mais surpreendente foi uma entrada respeitante a uma conta à ordem que detenho na Caixa Geral de Depósitos. Descobri que tenho um crédito individual, associado a um produto financeiro designado “Descobertos em depósitos à ordem”, e com um saldo de 50€. Ora, como nunca pedi para ter esta possibilidade de descoberto na minha conta à ordem, vou pedir à CGD para limpar esta entrada na base de dados do Banco de Portugal. Aproveitem para dar uma vista de olhos, e eventualmente deparar-se com surpresas…

Uma responsabilidade de crédito…

Tags:

{ Comments are closed! }