Resumo do leilão da DECO “Juntos pagamos menos”

Na próxima segunda-feira temos uma conferência de imprensa da DECO sobre o “Juntos Pagamos Menos“. O A.Sousa e outros já se aperceberam que as contas da DECO não vão ter o sucesso todo publicitado. A Endesa ganhou o leilão “Juntos Pagamos Menos“, mas foi o primeiro numa corrida com… 1 concorrente. Aqui o consumidor é aparentemente o grande perdedor.

Os comentários online foram elucidativos do que as pessoas pensam:

O A.Sousa foi compilando a informação que veio a público nos média nos comentários do post Juntos Pagamos Menos?  do Poupar Melhor:

  1. Segundo o SOL, Rita Rodrigues da DECO, “Um dos pressupostos do leilão é o pacto de confidencialidade sobre quem e quantos vão a leilão”.
  2. Segundo a TSF, a Iberdrola e a Gás Natural Fenosa já saltaram fora…
  3. Segundo o Dinheiro Vivo, a DECO está a pedir uma comissão de 15 euros por cada cliente angariado: Para 587080 potenciais clientes, é uma comissão de 8.8 milhões de euros… Nada mau!
  4. Segundo o Público, afinal a GALP também não marcou presença hoje…
    Falta só a EDP, que como já vimos não tem interesse no leilão e a Endesa. Será que a Endesa vai surpreender???
  5. Segundo o DN, também a EDP não marcou presença, o que realmente não surpreende mesmo nada! Sendo assim, foi um leilão só com a Endesa? Ou será que ninguém marcou presença???
  6. A saga continua… Segundo a Rádio Renascença, a comissão começou com 30 euros, como na Holanda, depois baixou para 18, e depois para 15… Algo me diz que ainda vai passar muita água por debaixo das pontes até isto estar tudo bem contadinho…
  7. Segundo o Expresso, ganhou a Endesa. Parece que o secretismo da oferta vai continuar…
  8. O comunicado oficial da DECO está aqui. O que quererão eles dizer com:
    “permitindo à operadora cumprir entretanto todas as obrigações regulamentares a que está sujeita.” ???
    Será que a comissão é paga à cabeça? Mistério…
  9. A confusão está instalada. Segundo o Jornal de Negócios, a Endesa admite pagar os 15 euros de comissão. Mas segundo o Diário de Notícias, a DECO agora afirma que a comissão não superará os 5 euros. Não há dúvidas que está em marcha um damage control…

Afinal o que ganha a DECO com isto. Alguém disse na Internet que “Quando o produto é de graça, nós somos o produto”. Parece-me que de repente o vencedor vai pagar à DECO uma compra de dados pessoais, algo que na Europa tem o hábito de ligar os alarmes da privacidade.

Entretanto em Espanha também se faz contas e a notícia é que Endesa se hace de golpe con el 10% del mercado eléctrico de usuarios domésticos de Portugal. Mui bien hermano.

Amanhã podemos esperar uma conferência de imprensa animada. Esperamos para ficar a saber se quem fez o melhor negócio foi a Endesa, a DECO ou o consumidor.

Tags: ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Da maneira como está este mercado liberalizado do Gás e da Electricidade, vou-me ficando pelo regulado da EDP Universal. Do que existe e enquanto não houver uma melhor proposta das operadoras, não penso em mudar… até ao fim de 2015.

  2. As notícias que sairam referem uma poupança de 5% na factura, e uma poupança anual até 79 euros. Iremos analisar esta proposta assim que tivermos os valores exactos de KWh e da potência do contador, que infelizmente não estão a ser adiantados pelos Media. Faremos um artigo proximamente, sobre esta oferta, e outras que certamente vão surgir nos próximos dias.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. 53º leilão: do “Juntos pagamos menos” e temos mais confusão, da entrevista do ex-secretário de estado Henrique Gomes ao José Gomes Ferreira da SIC e do comando remoto por infravermelhos diretos ao Raspbmc » Poupar Melhor