Suplementos Alimentares

Sou pouco dado a tomar suplementos alimentares. Alguma Vitamina C antes do Inverno. Outras coisas foram-me receitadas por médicos, mas fico sempre um pouco na dúvida. À falta de melhores esclarecimentos, sempre procurei uma alimentação diversificada…

Por estes dias, tropecei no infográfico abaixo, retirado do site Information is Beautiful. Os suplementos são referenciados nas bolhas, com o suposto benefício mencionado. O tamanho da bolha é função da sua relevância no Google. Quanto mais abaixo aparecem no infográfico, maior a banhada associada! Note-se que o mesmo suplemento pode aparecer em mais que uma bolha, uma vez que pode ter associados benefícios distintos.

Os dados são aparentemente baseados em estudos científicos, como este, em que se alerta para o desperdício associado à compra dos suplementos vitamínicos e minerais. Mas se quiser ver mesmo os dados de suporte ao gráfico, podem-nos consultar nesta folha de cálculo.

Suplementos: placebos ou não?

Suplementos: placebos ou não?

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Um indivíduo saudável com uma dieta variada não necessita de suplementos. Existem grupos específicos da população, como grávidas (ácido fólico e ferro), idosos (Vitamina D e Cálcio), indivíduos com doenças hepáticas (Vitamina B1) que beneficiam com a toma de suplementos.

    Os suplementos devem ser utilizados por indivíduos com carências nutricionais, provocadas por patologias de diferentes espectros. Por exemplo, indivíduos com Doença de Chron, necessitam de Vitamina B12 e ácido fólico. Indivíduos com anemia podem/devem ingerir suplementos de ferro.

    A industria dos suplementos vale biliões de euros, no entanto muitos dos benefícios que advogam carecem de fundamento ou ocorrem em pequena escala. Este tema divide a comunidade médica, talvez por isso existam, neste momento, centenas de estudos a decorrer sobre este tema.

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Suplementos vitamínicos são banha da cobra » Poupar Melhor
  1. A sardinha » Poupar Melhor